terça-feira, 13 de março de 2012

Localização do sertão nordestino

O nordeste brasileiro é uma região que impressiona pela grandiosidade e diversidade natural, social, cultural.

Vamos pensar um pouco - inicialmente - sobre o sertão nordestino. Espaço geográfico de intensa relação entre a sociedade e a natureza onde se materializam diversas expressões da questão social (ler sobre o ponto de vista do Serviço Social), da colonização por exploração, manutenção da exploração capitalista moderna e pós-moderna.

Dessa interação Homem  X  Meio, resultam cenários de degradação ambiental, manifestações culturais e contextos socioeconômicos de extrema estratificação social e consequêntes movimentos migratórios e de estratégias de sobrevivência.

Antes de aprofundar essas discussões é importante estabelecermos qual espaço estamos tratanto:

Geograficamente, o sertão nordestino é uma área de transição entre as sub-regiões do agreste (seco) e meio-norte (úmido). Compreende uma faixa que vai desde o litoral do Rio Grande do Norte (até perto de Natal) e Ceará até a região sudoeste da Bahia, passando pelos estados de Pernambuco, Paraíba (exceto o litoral), um pouco da região noroeste de Alagoas e Sergipe, e quase todo o estado do Piauí, com exceção da parte mais próxima à fronteira com o Maranhão.
O solo da região é antigo e em geral pouco profundo. A maior parte da região do sertão nordestino tem solo de embasamento cristalino com baixa capacidade de infiltração mas, em outros locais, nas bacias sedimentares, os solos são mais profundos permitindo uma maior infiltração e um melhor suprimento de água.
O clima na região é predominantemente semi-árido com uma estação seca mais prolongada onde a taxa de precipitação pode cair a níveis baixíssimos (500mm a 800mm por ano em algumas regiões, mas podendo chegar a 400mm em outras), o que impede o desenvolvimento da agricultura e pecuária. (Fonte: http://www.infoescola.com/geografia/sertao-nordestino/)

Representações cartográficas provocam generalizações e distorções da realidade, entretanto nos ajudam a compreender melhor nosso espaço.


Fonte: http://www.curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/nordeste_sertao_secas.aspx



Este espaço apresenta um potencial agrícola muito bom, principalmente se considerarmos que as chuvas são previsíveis e a ocorrência do sol é constante, o que possibilita planejamento e adoção de métodos de irrigação necessários para cada plantio.

O acesso à terra com solos mais bem desenvolvidos- sobremaneira- é limitado pelos latifundios herdados da época das capitanias e a massa populacional ainda não tem o devido suporte técnico para produção e manutenção de desenvolvimento social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário